ESCOVE OS DENTES CORRETAMENTE

ESCOVE OS DENTES CORRETAMENTE

Logo depois das principais refeições, ou mesmo após comer uma fruta ou um doce, algumas pessoas seguem direto ao toalete para escovar os dentes. No entanto, o ideal é aguardar cerca de dez minutos antes de iniciar a escovação. Devemos aguardar esse tempo para que a saliva consiga restabelecer o pH natural da boca, permitindo assim, uma melhor atuação dos géis ou cremes dentais, e dimunindo um possível desgaste do esmalte feito pela própria escova.
Antes de iniciar a escovação, devemos limpar as laterais dos dentes com um fio ou fita dental. Somente o fio ou fita dental consegue limpar perfeitamnete entre os dentes e dentro da gengiva, evitando a maioria das doenças bucais. Outra dica de extrema importância, é sobre a forma correta de escovação. A mesma deve durar, no mínimo, dois minutos, isto é, 120 segundos! Para ter uma idéia do tempo necessário para uma boa escovação, use um relógio na próxima vez que escovar os dentes. Escove sempre com uma escova extra macia, de cerdas planas e de cabeça bem pequena, para facilitar o acesso a regiões posteriores. Sempre faça movimentos suaves e curtos, como se estivesse lustrando os dentes, e tenha uma atenção especial com a margem gengival. 
Lembre-se de sempre trocar sua escova periodicamente. Após três meses, a escova fica repleta de bacterias, contaminando os dentes ao invés de limpá-los.

DICA: Cerca de 80% das doenças bucais, que aparecem em nosso consultório, poderiam ser prevenidas com grande eficácia se os pacientes tivessem sido orientados desde a infância sobre uma correta higienização bucal e tivesse realizado-a ao longo de suas vidas. Portanto, vamos higienizar bem nosso dentes!