Tratamento da DTM / ATM

A Articulação Temporomandibular é uma estrutura localizada anteriormente ao ouvido, onde a base do crânio e a mandíbula se encontram. Esta estrutura permite os movimentos e funções mandibulares.As disfunções das articulações temporomandibulares (DTM) são comuns e apresentam uma variedade de sintomas, incluindo dor de ouvido, dor de cabeça e limitação da abertura bucal. Sons articulares como estalidos e crepitação, assim como dor durante abertura e fechamento bucal geralmente estão presentes.
O objetivo do tratamento da DTM é controlar a dor, recuperar a função do aparelho mastigatório, reeducar o paciente e amenizar cargas adversas que perpetuam o problema. Consiste em exercícios mandibulares, fisioterapia, reeducação quanto a hábitos parafuncionais, termoterapias, laserterapia e no uso de dispositivos interoclusais (placas oclusais).

Cirurgia da Articulação Temporomandibular (ATM)

Contudo, nos casos onde o tratamento clínico não oferece o resultado desejável, ou nos pacientes com dano articular aparente, como nos casos de fraturas (após trauma), anquilose (casos onde ocorre formação óssea na região articular impedindo a abertura bucal), nos casos de reabsorção idiopática da articulação, luxação mandibular recorrente (travamento com boca aberta sucessiva), e lesões patológicas (neoplasias), a cirurgia da ATM pode estar indicada.

Nós, Bruna Gomide Odontologia, temos uma de equipe de profissionais apta a avaliar e estudar cada caso e indicar o procedimento mais adequado a ser realizado.